Metodologia
O Enoturismo está cada vez mais em evidencia no nosso país, mesmo sendo uma área ainda não tanto explorada, o segmento atrai amantes do vinho e até mesmo apenas pessoas atrás de novas experiências.
Levando em consideração que a região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves no Estado do Rio Grande do Sul, é um local que valoriza muito o segmento que cada vez mais aumenta observado de uma forma geral, optou-se por trabalhar especificamente na vinícola Casa Valduga, pioneiro do segmento Enoturismo e que se destaca tanto com seus produtos como em seus serviços.
Nesse último capítulo pretende mostrar os métodos e pesquisas utilizadas sobre o que é e como funciona o Enoturismo na região do Vale dos Vinhedos, ajudando no entendimento sobre o assunto, na análise dos dados, e nos objetivos que foram atendidos, utilizando-se de um conjunto de procedimentos que abaixo serão descritos.
4.1 Metodologia
Segundo Bervian, Cervo e Da Silva (2007), o método científico quer descobrir a realidade dos fatos e ao serem descobertos guiam o uso do método. Ainda citando os mesmos autores compreende que o método é apenas um meio de acesso, onde só a inteligência e a reflexão descobrem o que os fatos e os fenômenos realmente são.
“Assim, o método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo” (LAKATOS e MARCONI, 2010, p.65)
O método mais indicado e aplicado no presente trabalho é o dedutivo, que para Bervian, Cervo e Da Silva (2007) o ponto de partida é o antecedente, afirmando uma verdade universal, aonde se chega ao conseqüente, que afirma uma verdade particular. Segundo Barros e Lehfeld (2007, p. 77),
A dedução consiste em um recurso metodológico em que a racionalização ou a combinação de idéias em sentido interpretativo vale mais que a experimentalização de caso por caso. Em termos mais simples, pode-se dizer que é o raciocínio que caminha do geral para o