metodologia
Unidade Universitária de Uruaçu
Demarcação cientifica
URUAÇU_GO 08 de Maio de 2014
Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Uruaçu
2°ano de Pedagogia
Professor: Elio Fernandes da cunha
Acadêmicas: Bruna Santos Barreto Danielle Raiane Camargo Thaísa Cristina Ferreira Valdilene Fernandes da Cunha
Demarcação Cientifica
URUAÇU_GO 08 de Maio de 2014
Introdução
Todo conhecimento coloca o problema da verdade quando o enunciado corresponde ou não a realidade. Distinguindo verdade e realidade em nosso cotidiano frequentemente os dois conceitos tendem a se confundir. O falso ou verdadeiro não estão na coisa mesma, mais no juízo,e portanto no valor de verdade da afirmação. Há verdade ou não dependendo de como a coisa aparece para o sujeito que conhece. Por isso dizemos que algo que algo e verdadeiro quando e o que parece ser.
Para os gregos, verdade é aletheia, que significa não oculto portanto o que se desvela, o que é visto, o que e evidente. Algo verdadeiro seria o que corresponde a realidade, tal qual ela se mostra a nós. A verdade pode ainda ser entendida como resultado do consenso, como conjunto de crenças aceitas pelos indivíduos em determinado tempo e lugar e que os ajuda a compreender o real e agir sobre ele.
O problema central da metodologia e a demarcação cientifica entre o que seria e o que não seria ciência. Caracteristicamente não há nada mais controverso em ciência do que sua definição, a menos que a consideremos produtos de supermercado, que se compra pronto e se guarda na geladeira.
A ciência esta cercada de ideologia e senso comum, não são apenas como circunstância externa, mais como algo que esta dentro do próprio processo cientifico, que e incapaz de produzir conhecimento