metodologia
3.1 DESENHO DO ESTUDO
Estudo observacional, descritivo do tipo relato de caso, será realizado na CEU – Clínica Escola Universo, na Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, no bairro de Trindade, na cidade de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro.
3.2 SELEÇÃO DA AMOSTRA
A amostra contará com um único indivíduo do sexo feminino, 63 anos de idade, hipertensa, com labirintite severa, moradora do bairro de Nova Cidade – São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, sua queixa principal é de dor extrema em repouso e quando tenta movimentar o tornozelo, dificuldade em apoiar o pé no chão e inchaço. Através de pedido medico no âmbito hospitalar, foi realizado raio-x do complexo articular do tornozelo, onde constatou a entorse de tornozelo direito com avulsão do maléolo lateral.
3.3 INSTRUMENTAÇÃO
Para verificar a amplitude de movimento foi utilizado a goniometria, o instrumento de avaliação é chamado goniômetro de grande articulação, da marca CARCI, com dois braços, um fixo e outro móvel, conta com um sistema de transferidor de 0° a 360°, tem 35 cm e é transparente para melhor visualização.
O nível da dor será definido através da equivalência entre a intensidade da sua Dor em uma classificação numérica, sendo que a 0 corresponde a classificação “Sem Dor” e a 10 a classificação “Dor Máxima” de forma imaginável.
A perimetria é realizada com fita métrica semi-rígida e que possui 2 m de comprimento, com valores de 5 em 5cm.
3.4 PREPARAÇÃO De acordo com a seleção da amostra o individuo será colocado em uma maca, ora sentado, ora em decúbito dorsal, dependendo da avaliação realizada, sempre com os braços ao longo do tronco, quando em decúbito dorsal a cabeça estará apoiada no travesseiro e com as pernas em cima do triângulo, o fisioterapeuta ficará ao seu lado desenvolvendo o tratamento, a sessão terá a duração de 1 hora.
3.5 PROTOCOLO
3.5.1 Ajustes
No protocolo de tratamento, as intervenções realizadas foram, o paciente