metodologia
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Profº: Rene
1) Qual a diferença entre ciência e senso comum?
A ciência constrói a sua realidade com base na observação sistemática através de instrumentos, factos, na experimentação testa todos os fatos e tenta comprová-los e sobretudo na razão, ela é objetiva, baseia-se em fatos, é reversível e racional.
O senso comum satisfaz-se com o imediato e o aparente e submete o conhecimento adquirido através da observação ocasional a superstições, fé, dogmas, não recorrendo ass im à lógica/razão.
2) Por que o conceito de ciência não é unânime?
Do ponto de vista etimológico, significa “conhecimento”, mas devido ao estágio atual de desenvolvimento da ciência, essa definição passou a ser considerada inadequada, uma vez que existem outras formas de conhecimento que não são científicas. Ao longo do tempo, a palavra foi adquirindo outros sentidos, de acordo com os diversos estudos que foram feitos sobre o assunto, tonando-se um conceito bastante controverso.
3) Cite três características de ciência e explique-as.
Objetivo, para evitar por todos os meios visão subjetiva do pesquisador.
Provisória, porque o conhecimento pode ser testado hoje refutada amanhã pelo conhecimento superior.
Crítico, para questionar o conhecimento permanentemente provisória que não foi refutada.
4) Escreva sobre as três visões de ciência, apresentadas por Chauí.
A concepção racionalista: O objeto científico é uma representação intelectual universal, necessária e verdadeira das coisas representadas, e corresponde à própria realidade, porque esta é racional e inteligível em si mesma. A concepção empirista: A ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observação e experimento; que permitem estabelecer induções, e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. A concepção construtivista: a ciência é uma construção de modelos explicativos para a