metodologia
Artigo: Comunicação Interna como Diferencial Competitivo
METODOLOGIA
A metodologia utilizada pelos autores para a construção do artigo foi uma pesquisa quanti e qualitativa do tipo exploratória com a justificativa de que esta proporciona melhor leitura dos dados explorados pela pesquisa realizada dentro de um ambiente organizacional.
O universo pesquisado se encerra em 30 funcionários de uma empresa financeira ocupantes de cargos de gerência, supervisão e operação. E para obter as respostas que melhor retratam a realizada pesquisa, as técnicas de coletas de dados foram diferenciadas, sendo estas organizadas de dois modos. Para a pesquisa junto aos funcionários ocupantes de cargos operacionais foi construído questionários contendo 24 questões abertas (que permitem dissertar) e 2 questões fechadas (com opções de escolha de respostas delimitadas) a fim de obter informações como identificação, situação familiar, nível de satisfação no trabalho, comunicação horizontal, comunicação ascendente e descendente. Quanto a coleta de dados junto aos gerentes e supervisores foi escolhida a técnica de entrevista com um roteiro pré-definido de perguntas. Não houve informação adicional se foi realizada entrevista individual ou em grupo. A partir disso, a apresentação e análise dos dados quantitativos foram organizados em gráficos demonstrativos e os dados qualitativos foram descritos conforme as categorias analisadas pelos questionários observando a semelhança nas respostas obtidas dos entrevistados.
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
A análise dos dados foi realizada através dos resultados da pesquisa quantitativa. Assim, elaborados e analisados através de estatísticas e demonstrações gráficas. Os dados adquiridos foram de identificação (faixa etária, sexo, nível de escolaridade e o tempo de trabalho na empresa), a situação familiar (estado civil e se possuíam filhos e idade dos mesmos).Os gráficos também apresentados tiveram como objetivo,