metodologia
Metodologia é o conjunto de normas técnicas e de processos utilizados de forma uniforme em todo o Brasil, que servem para a produção de pesquisa cientifica, produção de trabalhos acadêmicos, universitários etc.
Essas normas foram criadas pelo órgão chamado ABNT (Associação Brasileira de normas técnica). A necessidade de se obedecer a regras metodologia é deixar os estudos cientificamente organizados a serviço de todas as áreas como Filosófica, Religiosa, universitária e principalmente científica, garantindo bons resultados em seus estudos.
Essas regras estão presentes em nosso dia-dia como universitário, tanto facilitando a organização de toda a execução de um trabalho acadêmico quanto facilitando a sua correção.
Tipos de conhecimento:
Nos dias de hoje tratar sobre conhecimento já é algo fundamental para o nosso desenvolvimento. Conhecimento é um universo de informações a serem estudadas e ampliadas, que para isso temos alguns “tipos de conhecimentos”, que são as linhas de raciocínio e as metodologias usadas nestes estudos. Veremos algumas particularidades. O conhecimento “filosófico” é fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.
Esta mais ligado à construção de ideias e conceitos. Buscando as verdades do mundo por meio do método de filosofar. Portanto, de certa forma assemelha-se ao conhecimento científico por valer-se de uma metodologia experimental, mas ele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, diferente do cientifico que se utiliza provas para confirmar teorias.
O conhecimento “popular” é transmitido de geração para geração e também por experiências próprias. E é daí que vem o nome “popular”, pois não existe uma explicação “lógica” de como é que funcionam as coisas, uma pessoa simplesmente