Metodologia
A Função Perda de Qualidade de Taguchi
Genichi Taguchi, recentemente popularizou sua metodologia da qualidade com o conceito da função perda, focalizando o impacto da variação da qualidade. Ele tem retratado a idéia de que a variação do alvo desejado acarreta perdas para a sociedade. Apesar de ser uma ferramenta passiva, na medida que ela sozinha não proporciona melhorias no processo, está começando a promover mais efeitos nos produtos do que qualquer outro conceito ou método individual apresentado.
Taguchi aponta que, mesmo o produto estando dentro dos limites de especificação, há um custo definido para a sociedade se a característica não está exatamente no valor nominal; quanto mais longe do nominal, maior o custo. O uso desta função perda, uma expressão matemática que pode declarar, particularmente para propósitos gerenciais, o valor monetário da conseqüência de qualquer aperfeiçoamento em qualidade.
Embora tal valor monetário não represente uma virtual perda ou dano, ele é um conveniente índice de desempenho que pode ser facilmente apreciado pelos tomadores de decisão, já que o seu principal foco está na redução de custos.
A função perda de Taguchi estabelece uma medidafinanceira para o cálculo do desvio de uma característica do produto com relação ao valor nominal. Pode ser descrita como:
L = k (y - T)2 onde: L = perda devido ao desvio da característica k = coeficiente de perda y = valor da característica de qualidade
T = valor nominal ou valor alvo
Para uma amostra, a fórmula da perda média será:
L = k [ ( - T )2 + 2 ] onde: k = A / (LSE - T)2
A = custo de se produzir um produto fora da especificação = valor médio de uma característica
2 = variância relativa à média
T = valor nominal
Taguchi também encontrou uma definição alternativa de Cp, o qual adequa-se perfeitamente com a abordagem da função perda. O índice é definido por:
Cpm = (LSE - LIE ) / 6 , onde: é o desvio padrão do alvo definido por:
2 =