Metodologia
Aminoácidos: funções e estruturas
Ribeirão Preto 2014 Identificar estruturalmente e denominar cada aminoácido mostrando sua função individual para o organismo humano.
GLICINA
Esta ligada a fabricação de outros aminoácidos e faz parte da estrutura da hemoglobina, da mioglobina e do citocromo c. Possui um efeito calmante e muitas vezes esse efeito é usado para tratar pessoas maníaco-depressivas e/ou agressivas. Reduz a vontade de açúcar e também é necessária para a conservação da pele e dos tecidos musculares.
ALANINA
Os enantíomeros D-alanina e E-alanina ocorrem naturalmente, embora que a D-alanina se encontre somente na parede celular de algumas bactérias. É o componente principal do tecido de conexão, o ciclo glucose-alanina, na qual permite que os músculos e outros tecidos tirem energia dos aminoácidos e nisso obtenham imunização. Ajudando assim a melhorar o sistema imunológico.
VALINA
São aminoácidos extremamente hidrofóbicos e quase sempre são encontrados no interior das proteínas. Não é processado pelo fígado, mas é absorvido pelos músculos, sendo assim de importância fundamental no metabolismo dos ácidos líquidos adiposos. Dois exemplos de alimentos ricos em Valina são o leite e o ovo.
LEUCINA
Não é produzida pelo organismo humano, por isso que é necessário o consumo da mesma na dieta. Ajuda na redução da queda de proteína muscular, atuando também como fonte de energia durante os exercícios físicos. Controla o aumento dos precursores de neurotransmissores pelo cérebro e também na liberação de encefalinas, que impedem a passagem dos sinais de dores, no geral, para o sistema nervoso. Também promove a cicatrização da