METODOLOGIA
Estudantes de: Odontologia da FMU
Trabalho de : Maria das Graças Cardoso de Oliveira Lins*
Wamberto Costa**
Graziele Santos***
Barbara ...**** I-INTRODUÇÃO E REVISÃO LITERÁRIA
O direito à saúde, afirmado na Declaração dos Direitos Humanos de 1948 e explicitado na Constituição Federal de 1988, define a saúde como direito de todos e dever do Estado, indicando os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse direito fundamental do ser humano se torna realidade com a participação da população em suas conquistas e com o compromisso político do Ministério da Saúde: universalização, eqüidade, integralidade, resolutividade e controle social da política de saúde (BRASIL, 2005).
Conforme o Ministério da Saúde (2005) a Saúde é qualidade de vida e, portanto, encontra-se vinculada aos direitos humanos, ao direito ao trabalho, à moradia, à educação, à alimentação e ao lazer. A escola é um espaço onde se constituem os cidadãos desses direitos, por meio de práticas realizadas por sujeitos sociais críticos e criativos, capazes de construir conhecimentos, relações e ações que fortalecem a participação das pessoas na busca de vidas mais saudáveis.
II-HISTÓRICO
“A preocupação com a saúde da criança em idade escolar ocorreu na Europa, no século XVIII, com o surgimento de um movimento amplo de proteção à vida das crianças e adultos. No Brasil, o surgimento de abordagens sobre a saúde da criança em idade escolar está ligada a questões sociais do século XX, em um momento em que foram consideradas um conjunto de normas com a finalidade de evitar que doenças contagiosas invadissem a escola. Para que isso acontecesse foram adotadas abordagens sobre hábitos de higiene como forma básica de não se contrair doenças. (MIRANDA et al, 2000). “
É importante ressaltar que, introduzindo-se efetivamente o conteúdo Saúde Bucal no