Metodologia
martin W. bauer &Bas Aarts
Objetivo: construção de um corpus, como um princípio alternativo de coleta de dados.
"Em resumo, nós defendemos que a construção de um corpus tipifica atributos desconhecidos, enquanto que a amostragem estatística aleatória descreve a distribuição de atributos já conhecidos no espaço social. Ambos os racionais devem ser cuidadosamente distinguidos para se evitar confusões sobre pesquisa qualitativa e falsas inferências a partir dela." (p. 40)
Amostragem representativa na pesquisa social
Como pode o estudo de uma parte fornecer um referencial seguro do todo? A chave para decifrar este enigma é representatividade. A amostra representa a população se a distribuição de algum critério é idêntica tanto na população como na amostra.
Amostragem: conjunto de técnicas para se conseguir representatividade.
A noção de corpus
Corpus - corpo - coleção de textos. 44
Outra definição de Corpus - "uma coleção finita de materiais, determinada de antemão pelo analista, com (inevitável) arbitrariedade, e com a qual ele irá trabalhar" (Barthes, 1967:96). Barthes, ao analisar textos, imagens, música e outros materiais como significantes da vida social, estende a noção de corpus de um texto para qualquer outra material Em seu opúsculo sobre os princípios da semiótica ele reduz as considerações sobre seleção a poucas páginas. Seleção parece menos importante que análise, mas não pode ser separada dela. A arbitrariedade é menos uma questão de conveniência e, em princípio, mais inevitável. Os materiais devem ser homogêneos, por isso não se deve misturar texto e imagens em um mesmo corpus. Uma boa análise permanece dentro do corpus e procura dar conta de toda a diferença que está contida nele. Em resumo, embora significados mais antigos de 'corpo de um texto' impliquem a coleção completa de textos, de acordo com algum tema comum, mais recentemente o