Metodologia
Segundo Aguiar (2011, p. 48) “A formação prática é a aprendizagem do “como fazer” na realidade das diferentes instituições com que os futuros assistentes sociais mantinham contatos.”
“A formação dos profissionais em serviço social, bem como a organização dos cursos, foi objetos de análise e debates nos congressos pan-americanos.” (VASCONCELOS, 2011, p. 51).
Citação direta longa As diferenças físicas ou um desenvolvimento perceptivo diferente ocasionam, freqüentemente, a exclusão do belo, saudável e autônomo, ou seja, a diferença é caracterizada pelo fato de não pertencer aos parâmetros de normalidade constituídos pela sociedade. No entanto, a pessoa com deficiência é capaz de usufruir uma vida plena, desde que sejam feitas as adaptações necessárias.(DIEHL, 2008, p. 21).
Segundo Chiavenato (2000, p. 302). O Curso Intensivo de Assistência Social, solicitado pelo Estado, formava assistentes sociais para atuarem em determinadas instituições estatais, regulamentando no mercado o trabalhador e contendo a exploração da força de trabalho, racionalizando a assistência, reforçando e centralizando a sua participação. Do mesmo modo regulando as iniciativas particulares, apoiando as instituições coordenadas pela igreja, adotando técnicas e formação técnica especializada, desenvolvidas a partir daquelas instituições particulares.
Citação de citação.
Segundo Palma (1977, apud FALEIROS, 2011, p. 145) ao contrário, ressalta o surgimento da conceituação nos países onde os movimentos sociais estão mais presentes e ativos.
“Esta construção sistemática, por itens, é, no entando mais articulada teórica e metodologicamente .“ (LIMA, 1974, p. 145 apud FALEIROS, 2011, p. 146.)
Citação Indireta.
Segundo Driusso e Chiarello (2007), para que o assistente social conheça melhor o idoso, é fundamental que ele colete algumas informações, como idade, sexo, cor ou raça, profissão e ocupação, pois são