metodologia
Bibliográfica, Revisão Teórica e Fundamentação Teórica. Inclui um esquema conceitual ou quadro teórico da pesquisa e outros temas relacionados com a mesma. Nessa seção do projeto, são expostas outras pesquisas ou trabalhos publicados relacionados ao tema. Revisão da Literatura é a sistematização de conhecimentos iniciais sobre o tema da pesquisa. Conforme Severino, “O quadro teórico constitui o universo de princípios, categorias e conceitos, formando sistematicamente um conjunto logicamente ordenado, dentro do qual o trabalho do pesquisador se fundamenta e se desenvolve.” (2002, p. 162)
Pesquisa de Campo
De acordo com autor, as pesquisas de campo dividem-se em três grandes grupos:
“quantitativo-descritivas, exploratórias e experimentais, com as respectivas subdivisões”
(TRIPODI, 1975, p. 42). Conforme o pesquisador (ou Segundo o teórico), “a elaboração de um questionário requer a observância de normas precisas, a fim de aumentar sua eficácia e validade”
(LAKATOS, 2002, p. 99). Grönroos (1993) pesquisa as estratégias de marketing utilizadas por empresas. O autor destaca (ou salienta ou esclarece ou sublinha ou enfatiza) que a imagem corporativa é muito importante para a prestação de serviços, pois a partir dela os clientes são capazes de identificar a ética da empresa, seus recursos e suas formas de operar. Na perspectiva de Oakland (1994), um projeto de qualidade desenvolvido por uma empresa deve incluir as necessidades dos clientes da empresa, buscar a identificação de problemas e tentar solucioná-los. Esta pesquisa envolve estudos exploratórios, que “têm como principal característica a informalidade, a flexibilidade e a criatividade” (BARROS, 2002, p. 29). Para Barros (2002), os estudos exploratórios caracterizam-se pela informalidade, flexibilidade e criatividade.
• Estudo de Caso