Matematica Financeira
Aula 12 Juros, taxas, prazos, prestações e montantes de produtos financeiros
Objetivos da Aula:
Os objetivos desta aula visam selecionar certas estratégias matemáticas apropriadas à resoluções de problemas. Para tal, pretende-se utilizar dois tipos diferentes de raciocínios, tais como: o raciocínio indutivo e o raciocínio dedutivo, os quais serão aplicados na solução de vários problemas apresentados ao longo da disciplina.
Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
•descrever os conceitos básicos de Matemática Financeira.
Conceitos Básicos de Matemática Financeira
Definição: A Matemática Financeira compreende um conjunto de técnicas e formulações extraídas da matemática, com o objetivo de resolver problemas relacionados a Finanças, de modo geral, que, basicamente, consistem no estudo do valor do dinheiro no tempo.
Dentre várias definições amplamente consagradas, podemos citar, aquela que diz que a matemática financeira “é a ciência que estuda o dinheiro no tempo” (Lawrence Jeffrey Gitman), ou certas frases geralmente eternizadas como “Tempo é dinheiro” (Benjamin Franklin).
Portanto, o conhecimento de matemática financeira é indispensável para se compreender seus fundamentos práticos no uso corrente do dinheiro em suas diferentes formas e representações, o que possibilita,
Faculdade On-line UVB
109
Informática Instrumental - UVB
por exemplo, também a melhor compreensão de como operar nos mercados financeiros e de capitais, a fim de que se possa atuar em administração financeira com baixo tempo e baixo custo em termos de decisão.
Diversas razões influenciam a preferência pela posse do dinheiro, tais como:
1.Risco: existe sempre a possibilidade de os planos não ocorrerem conforme o planejado, sempre haverá risco de não receber os valores programados em decorrência de fatos imprevistos; 2.Utilidade: investimento implica em deixar de consumir hoje para consumir no futuro, o que será atraente se