Metodologia
Docente responsável: Me. Ivaneide Dantas da Silva
Proposta de Atividade
Individual
Data de entrega: 25/09/2013, matutino; 26/09: noturno
Capítulo 2: Para transformar o Ensino da Leitura e da Escrita
1) Leia o capítulo e responda as questões abaixo:
a) Resuma os diferentes desafios que a escola precisa superar para transformar o ensino da leitura e da escrita em seu interior;
b) Leia o tópico É possível a mudança na escola? e responda: O que leva a autora afirmar que determinadas inovações introduzidas na escola, com vistas à melhoria da aprendizagem, não se consolidam, ou seja, não afetam o essencial do funcionamento didático?
c) Por que para Lerner a capacitação dos professores não é suficiente para resolver a melhoria das aprendizagens dos alunos? Que outro(s) aspecto(s) deve(m) ser considerado(s)?
d) No tópico Acerca da transposição didática: a leitura e a escrita como objetos de ensino, Lerner chama a atenção para o fato de que todos os saberes que entram na escola, não se aproximam da versão social do conhecimento.
Assim, no que concerne à leitura e à produção escrita: cite os diversos exemplos apresentados pela autora que demonstram o quanto a versão escolar da leitura e da produção escrita são distantes da versão social; qual é o papel dos diferentes atores – governos, equipe diretiva e professores - para que a transposição didática dos saberes produzido socialmente não se descaracterize quando introduzidos na escola
e) Leia o tópico Acerca do “Contrato Didático” e analise os seguintes questionamentos trazidos pela autora:
Que efeitos produzirá [a] distribuição de direitos e obrigações na formação das crianças como leitoras, quando: a validade da interpretação de um texto deve ser sempre estabelecida pelo professor? Quais consequências disso para a formação de leitores? o aluno não tem o direito escolher os textos que a serem lidos?
o