Metodologia
Vera Lucia Moura Souza
TEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICA
A ciência precisa adotar práticas metodológicas e procedimentos técnicos capazes de assegurar a apreensão objetiva dos fenômenos através dos quais a natureza se manifesta.
(Severino, 2007)
Se levarmos em conta que somos seres da ciência, estaremos, de fato, concordando com o epigrafe acima, pois a auto-suficiência de toda ciência não existe caso as técnicas e metodologias não forem aplicadas. Mas como sugere nosso tópico em questão, o caminho metodológico que devemos seguir para alcançarmos o conhecimento cientifico deverá ser acompanhado de uma excelente aplicação de um método, pois parafraseando Severino (2007) “não basta seguir um método e aplicar técnicas para se completar o entendimento do procedimento geral da ciência”.
O fundamento epistemológico (epistemologia: ciência ou teoria do conhecimento científico) a ser seguido é extremamente importante para a produção cientifica, pois teoria e práxis devem atuar em parceria em prol da ciência. Não cabe “paixão” na relação sujeito/objeto, uma vez que cada lado quase sempre mantém uma relação interdependente. Partindo do pressuposto que não existe verdade absoluta quando se trata de ciência.
O método cientifico é o que difere o que fazem os cientistas daquilo que fazem outros homens, em si tratando de senso comum. Uma boa observação é o primeiro passo para um pesquisa cientifica. Em seguida é preciso problematizar o que queremos estudar, cabendo um olhar critico e apurado dos fatos de forma racional e lógica. O terceiro passo é encontrar uma resposta provisória para a problemática, uma hipótese, mas é claro que há a necessidade de por em prática esta hipótese para se ter ou