Metodologia
Se tivermos interesse no desenvolvimento de atletas bem-sucedidos de alto-rendimento devemos assegurar o atraso da especialização e sacrificar os resultados esportivos a curto prazo e assim evitar a especialização precoce.
O encorajamento de jovens atletas a desenvolverem aptidões e habilidades motoras de que precisam para o sucesso na modalidade esportiva escolhida deve conter: exercícios de baixa intensidade para desenvolvimento da capacidade aeróbica e anaeróbica, resistência muscular, da força, da velocidade, da potencia, da agilidade, da coordenação e da flexibilidade.
A fase mais importante do desenvolvimento da coordenação coincide com a iniciação esportiva. Nessa fase os ganhos são rápidos e independe da criança participar de programas organizados ou apenas brincar em interação com outras crianças.
As crianças que tem a oportunidade de participar de várias atividades conseguem maiores ganhos do que aquelas que participam de apenas uma modalidade de forma específica. Essa fase, chamada de treinamento multilateral, expõem as crianças a diversas habilidades motoras, através de jogos, brincadeiras, revezamentos e outros exercícios que enriquecem e melhoram a coordenação motora, desenvolvendo movimentos e aptidões básicas.
Apresentarei algumas diretrizes que pode ajudar na elaboração de programas de treinamentos adequados para o estágio de iniciação esportiva (6 a 10 anos):