Metodologia
A motivação pode ser entendida como uma energia, uma tensão, uma força, ou ainda, um impulso interno aos indivíduos. Sobretudo, o que é importante considerar que a motivação é interior a cada indivíduo, e, leva-o a agir espontaneamente para alcançar determinado objetivo. Para Robbins (2000, p.342) “A motivação é a disposição de exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor das metas da organização, sob a condição de que o esforço é capaz de satisfazer alguma necessidade individual”. A chefia que consegue motivar seu pessoal com êxito são aqueles capazes de criar um ambiente com objetivos, isto é, incentivos compatíveis com os motivos, as necessidades específicas dos seus funcionários.
Stoner (1999, p.322) afirmava que a motivação é a representação dos “fatores que provocam canalizam e sustentam o comportamento de um indivíduo”. É importante salientar que é preciso aceitar o caráter individual da motivação.
Segundo Bergamini (1973, p.83) “a motivação do homem envolve um processo cuja origem e processamento se fazem dentro da própria vida psíquica”. Motivação é o conjunto de fatores que impulsionam o comportamento do ser humano ou de outros animais para a realização de um objetivo. A diversidade de interesses percebida entre os indivíduos permite aceitar, de forma razoavelmente clara, que as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões (BERGAMINI, 1997). A motivação se tornou um fator muito importante para as empresas e para as pessoas em geral, em virtude disso, as empresas buscam o estudar as atitudes no trabalho e como seria o aumento da produtividade e diminuição do absenteísmo para melhorar a relação no trabalho. Quando a falta de motivação é sentida pelos trabalhadores, esses passam a reduzir a produção.