Metodologia
5.1 Caracterização da Área de Estudo
Pretende-se com este trabalho desenvolver uma pesquisa junto aos usuários no SAE (Serviço de Assistência Especializado), localizado na BR 364 km 02 – Distrito Industrial/Rio Branco-Acre. O SAE foi criado no dia 06 de julho de 2002, com o intuito de oferecer atendimento multiprofissional a pessoas vivendo com HIV/AIDS no Estado do Acre. Pois havia uma preocupação naquele momento com o atendimento em saúde especializado aos portadores de HIV/AIDS, já que o número de pessoas infectadas pelo vírus estava aumentando e até então, o atendimento era realizado pelo Hospital Geral de Rio Branco.
Diante do número crescente de pessoas que buscavam atendimento junto aos médicos infectologistas do SAE para as Hepatites Virais, percebeu-se a necessidade de oferecer atendimento ambulatorial. Foi então por meio desta avaliação, que o médico infectologista Dr. Thor Maia sugeriu ao ministério da Saúde, que o SAE passe a oferecer também atendimento ambulatorial as pessoas vivendo com Hepatites Virais.
Mediante ao que foi dito acima, podemos dizer que a população usuária do SAE são pessoas portadoras de doenças infectocontagiosas, que vão à busca de um atendimento especializados oferecidos por profissionais qualificados de diversas áreas.
5.2. Fontes dos Dados
As fontes básicas utilizadas para o desenvolvimento do referido trabalho serão: primárias e secundárias. Todas as fontes usadas são importantes para o alcance do objetivo esperado. Metodologia de coleta de dados será a entrevista feita com os transplantados que freqüentam o SAE, não se esquecendo de mencionar que é de suma importância entrevistar a equipe que trabalha com o Dr Tércio. E também fará a utilização do instrumento questionário.
É importante frisar que as coletas de dados secundários estão situadas em documentos como relatórios sociais e encaminhamentos que podem ser encontradas no Serviço Social da