Metodologia
IX - FRANZ BOAS (1858-1942)
1. Antropologia no século XX
* “a partir do século XX a etnografia passa a ser parte inseparável da antropologia, na medida em que o próprio antropólogo toma para si a tarefa de colher informações, realizando o que se denomina pesquisa de campo ou trabalho de campo.” (p. 91).
* “um costume só tem significado se for relacionado ao contexto particular ao qual se insere, portanto, as histórias locais não se enquadram em um padrão universal, motivo pela qual cada sociedade adquire o estatuto de totalidade autônoma.” (p. 91).
* “para Boas [...] o teórico e o observador [...] não podem contentar-se apenas em coletar materiais [...] deve procurar o que faz a unidade da cultura que se expressa através desses diferentes materiais.” (p. 92).
2. Etnografia
* No decorrer do século XIX há na Europa, pensamentos que apregoam a importância da preservação das sociedades “primitivas”.
* “algumas pessoas perceberam que a ação capitalista e religiosa provocaria o desaparecimento das culturas 'primitivas' e comprometeria, de modo irreversível, os estudos antropológicos.” (p. 92).
* “A preocupação com o desaparecimento das culturas 'primitivas' fez com que alguns dos antropólogos se empenhassem na tarefa de coletar e registrar o maior número possíveis de informações.” (p. 92).
* “Este trabalho, conhecido como etnografia (trabalho de campo), consiste basicamente na descrição dos costumes dos povos.” (p.92).
* “Franz Boas forneceu os princípios da pesquisa etnológica, [...] conhecidas como difusionismo e configuracionismo.” (p. 92).
* “é preciso anotar detalhadamente as diferentes versões de um mito, ou os mais diversos ingredientes da composição de um alimento.” (p.92).
2.1. Reconstrução da cultura
* “os mais amplos e mais importantes aspectos de cultura (linguagem, religião, organização