Trabalho/ pesquisa sobre erp
ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa)
Uma das questões mais importantes em planejamento e controle de produção é a gestão de informações geradas pela atividade, muitas vezes em altos volumes. Não só a função de operações que é geradora e receptora dessas informações; quase todas as outras funções da empresa também são envolvidas. Assim é importante que todas as informações relevantes, normalmente espalhadas pela organização, estejam agrupadas. Dessa forma, pode-se informar às decisões de planejamento e controle quando as atividades devem ocorrer, quem deve executá-las, quanta capacidade será necessária para executá-la e assim por diante. Isso é o que o planejamento de recursos da empresa (ERP- enterprise resource planning) faz. O ERP desenvolveu-se de uma série de cálculos conhecida como planejamento de necessidades de material (MRP – material requirements planning).
Planejamento de recursos da empresa é definido como “uma solução de negócio completa de âmbito geral da empresa. O sistema ERP consiste de módulos de apoio de software como marketing e vendas, serviços de campo, projeto e desenvolvimento de produto, controle da produção e estoque, compras, distribuição, gestão das instalações industriais, desenvolvimento e projeto de processo, manufatura, qualidade, recursos humanos, contabilidade, e serviços de informação ( Chistopher Koch). Seu objetivo é integrar a gestão de diferentes funções do negócio como um todo, de modo a aprimorar os desempenho de todos os processos interrelacionados do negócio.
O ERP tem o potencial de aprimorar, de forma significativa, o desempenho de muitas empresas em muitos setores diferentes. Isso ocorre, parcialmente, pelo aumento da visibilidade que a integração da informação acarreta, mas em razão da disciplina que o ERP impõe.
Os benefícios do ERP são comumente associados aos seguintes fatores:
• Devido à