Metodologia e Pesquisa Científica
1. Como se formam as rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares?
I. Magmáticas - são formadas a partir da solidificação (consolidação) da massa pastosa do topo do Manto terrestre (essa região é denominada de Astenosfera), ou seja, solidificação do material magmático.
Podem ser de dois tipos distintos:
i. Intrusivas, plutônicas ou abissais - formam-se quando o material magmático consolida-se no interior da crosta, sem atingir a Superfície Terrestre na sua formação; ii. Extrusivas, vulcânicas ou efusivas - formam-se quando o material magmático rompe a crosta terrestre e consolida-se sobre a Superfície Terrestre.
II. Metamórficas - são formadas a partir da alteração da estrutura molecular (estrutura química dos minerais que compõem as rochas) de rochas pré-existentes (magmáticas ou sedimentares), devido as diferenciações de temperatura e pressão ocasionadas pela atividade da Terra.
III. Sedimentares - são formadas a partir de sedimentos de outras rochas e compostos orgânicos, estes sedimentos são depositados em grandes depressões ao longo do tempo geológico e por conta da pressão dos sedimentos mais recentes, os sedimentos mais antigos passam por processo de compactação física e química, dando origem a uma nova rocha.
2. Explique a hipótese de Wegener sobre a Deriva Continental e explique a tectônica de placas?
Deriva Continental - Wegener propôs que em um período geológico anterior todos os continentes estiveram juntos formando um único megacontinente, que começou a fragmentar-se dando origem a atual configuração dos continentes. Para defender sua teoria ele baseou-se nos seguintes argumentos: coincidência dos contornos da América do Sul e África; tipos de rochas e fósseis semelhantes; evidências climáticas que indicam que a Antártida já esteve próxima ao Equador.
Tectônica de Placas - Harry Hess, devido as redicussões sobre a teoria da Deriva Continental, elabora a teoria da tectônica de placas, que vem afirmar que