Metodologia e didatica de ensino superior
O presente relatório faz referência à forma como têm sido conceptualizadas a disciplina de Metodologias e Didáctica de Ensino Superior, na componente psico-pedagógico e Didáctica. Mas concretamente o relatório vai centra-se numa breve historia da Didáctica e do Ensino Superior, papel a Didáctica no trabalho do docente, Docência no ensino Superior, procedimentos de organização do ensino, e por último o paradigmas da globalização no trabalho docente e papel das universidades.
1.1 Objectivos gerais
Conhecer a prática pedagógica como actividade social, observando o seu carácter multifacetado,
Analisar a actividade docente como acordo do desenvolvimento nas sociedades,
Reflectir sobre o papel da didáctica no contexto do ensino superior,
1.2 Objectivo específico
Propor algumas ideias e considerações no que diz respeito a utilidade da metodologia e didáctica de ensino superior.
1.3 Metodologia
Para elaboração do presente relatório baseie-me na consulta a internet, e a brochura fornecida pelo docente.
Dia 9 de Fevereiro, falou-se de: 2. História da didáctica e das universidades
Didáctica, como ciência surge no final do séc. XIX, desagradada pela filosofia na antiguidade grega nesta época alguns filósofos já se preocupavam com o ensino.
A didáctica possui uma linguagem própria, métodos e objectivos próprios para que se considerar como ciência.
Conceito da didáctica, é o ramo de estudo da pedagogia para melhor estudar os modos e condições de realizarmos o ensino e instrução.
Didáctica, ciência cujo objectivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem. Sua busca esta na cientificidade se apoia em posturas filosóficas como funcionalismo, positivismo, formalismo e o idealismo. Pode-se dizer que ela funciona como o elemento transformador da teoria na prática. 3.1. Filósofos que deram contribuição para a história da didáctica 1. Sócrates foi o