Metodologia, Técnica e Prática Jurídica - Teoria da Demonstração
Voltado para Monografia – TCC
I. Pressupostos
da Redação Científica
O método como teoria da demonstração aparece na última etapa do processo de produção de conhecimento jurídico. Manifesta-se na redação científica, que é um texto conduzido pelo método e, sendo assim, impõe alguns pressupostos, como
Uma redação comunicativa (escrever para comunicar ao outro aquilo que produziu) e essa comunicação tem que ter como único objetivo demonstrar conhecimento, o que é bem diferente de tentar convencer acerca de determinado conhecimento. Então, ela não tenta expor uma verdade, tenta demonstrar uma uma redação científica não pode ser confundida com uma petição.
Por ser comunicativa, a linguagem tem que ser descritiva, explicativa, objetiva e formal.
Redação de natureza categórica, ou seja, trabalha-se com categorias, com interpretações (das nossas evidências e de nossa própria interpretação)
II. Técnicas
da Redação Científica
Linguagem Acessível e Explicação Clara
Parágrafos Curtos - Um parágrafo curto, exigência do método, é melhor do que um longo, pois neste último a propensão é que as pessoas leiam “na diagonal” para ler o parágrafo o mais rápido possível.
Escrever de maneira clara, objetiva, descritiva, sem procurar enrolar e impressionar com sapiência.
Evitar primeira pessoa do singular (“eu acho/penso/acredito”) - Porque tudo que estamos escrevendo é uma junção das nossas ideias com a de outros, com as evidências que utilizamos. Logo, a ideia não é tão somente minha, é “nossa”. Até recentemente, se pensava que usar a primeira pessoa do plural era fazendo a ligação entre eu e o leitor, mas este não tem nada a ver com o que produzimos.
Coesão Textual – coesão entre os parágrafos.
Coerência Científica – coerência entre o desenvolvimento e a conclusão.
III. Ordenação
- Essa redação voltada para a monografia tem uma ordenação própria
1. Elementos Pré-Textuais – Institucional