Metodologia rup iconix
1 Introdução
A cada dia que passa os softwares se tornam mais robustos e com diversas funcionalidades que antigamente não eram necessárias, consequentemente aumentam o tempo de desenvolvimento, mão de obra empregada, custos, e sem falar que a qualidade exigida é muito maior ao término do desenvolvimento. O papel da engenharia de software é de fundamental importância para o processo de desenvolvimento de sistemas, onde através de suas metodologias podemos destacar que todos os processos são bem planejados e definidos para acompanhar todo o projeto. O RUP e o ICONIX são metodologias de desenvolvimento de softwares a qual abordaremos nesse trabalho. Falaremos sobre seu surgimento, conceitos, históricos, principais características e aplicações.
2 RUP
O Processo Unificado da Rational conhecido como RUP (Rational Unified Process), é um processo de engenharia de software criado para apoiar o desenvolvimento orientado a objetos, fornecendo uma forma sistemática para se obter vantagens no uso da UML. Foi criado pela Rational Software Corporation e adquirido em fevereiro de 2003 pela IBM.
É um processo de engenharia de software que aumenta a produtividade da equipe e oferece as melhores práticas relacionadas a software através de diretrizes, templates e orientações sobre ferramentas para todas as atividades críticas de desenvolvimento de software.
O objetivo do RUP é assegurar uma produção de alta qualidade de software, que realiza a necessidade do usuário seguindo prazos e o orçamento.
O RUP, como processo de desenvolvimento de software, tem 4 regras:
• Servir de guia;
• Especificar quais artefatos devem ser desenvolvidos e quando devem ser desenvolvidos;
• Dirigir as tarefas individuais e do time como um todo;
• Oferecer critérios para monitorar e medir os produtos e atividades do projeto.
2.1 RUP Principais Características
• Dirigido por casos de uso
Os casos de uso são utilizados como o principal recurso para o