Amebíase e giardíase
Classificação:
Família: Entamoebidae
Gênero:Entamoeba hystolytica: E. Hystolytica.
Morfologia:
Patogênica, possuem as seguintes fases:
• Pré-cisto: fase intermediária entre Trofozoíto e Cisto. Oval ou arredondado menor o trofozoíto. • Metacisto: forma multinucleada que emerge do cisto, no intestino delgado, onde sofre divisões que origina o trofozoíto. • Trofozoíto: forma vegetativa mede de 20 até 40µm, podendo chegar a 60µm. Possui geralmente 1 núcleo visível e esférico. • Cisto: forma de resistência, eferericos ou ovais medindo 8 a 20µm de diâmetro.
Biologia / Habitat / Ciclo biológico:
Os Trofozoítos vivem na luz intestino grosso, podendo ser também encontrados nas ulcerações intestinais, nos abscessos hepáticos, pulmonares, cutâneos e, mais rarmente no cérebro. Para crescerem necessitam de carboidratos, como a glicose ou seus polímeros, que são convertidos em glicose.
O ciclo inicia pela ingestão do cistos maduros, juntamente com alimentos e água contaminados. Passam pelo estômago, chegando no intestino delgado ou início do intestino grosso, onde ocorre o desencistamento, com a saída do metacisto, através de uma pequena fenda na parede cística. Depois de várias divisões os trofozoítos metacísticos migram para o intestino grosso onde se colonizam e aderem a mucosa do intestino alimentando-se de detritos e bactérias. Após variadas transformações, os cistos tetranucleados, são eliminados com as fezes. A liberação de sangue juntamente com as fezes é conseqüente da ruptura de vasos sangüíneos da mucosa intestinal. Em determinadas condições, invadem a mucosa intestinal, dividindo-se ativamente no interior das úlceras e podem, através da circulação porta, atingir outros órgãos.
Simatologia:
Os sintomas mais comuns da amebíase são: disenteria aguda com muco e sangue nas fezes; náuseas; vômitos e cólicas