Amebíase e Giardíase
Como se desenvolve?
Essa doença pode ser contraída através do consumo de água contaminada por esgoto ou o contato com as fezes dos indivíduos contaminados. A falta de higiene ou o sexo oral/anal podem causar a transmissão da doença. O contato entre pessoas também pode ser contagioso. O contagio entre as crianças é de alto índice, causando surtos muito comuns em creches e escolas. A doença pode ser diagnosticada por meio de exames de fezes.
Qual protozoário?
Causada por um protozoário chamado Giardia lambliaé.
Ciclo de vida e fazes do protozoário?
Um protozoário microscópico que parasita o intestino dos mamíferos, inclusive de seres humanos. O ciclo de vida é simples: ocorre a ingestão do cisto (forma infectante), onde no duodeno ele deixa de ser cisto e passa para sua forma ativa, o trofozoíto. Os trofozoítos têm proteínas de adesão às células da mucosa e geralmente não são arrastados com as fezes. Estes então, colonizam o intestino delgado, fazendo diversas divisões binárias, podendo assim causar uma inflamação na mucosa intestinal, resultando em diarreia. Alguns trofozoítos transformam-se em cistos, que são formas resistentes mas inativas, que são arrastadas e excretadas com as fezes. No exterior, os cistos resistem por algumas semanas até aproximadamente 2 meses. Se forem ingeridos por algum animal, são ativados durante a passagem pelo seu estômago e transformam-se em trofozoítos, completando seu ciclo de vida biológico. A Giardia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto.
Sintomas da doença?
Dor abdominal, diarreia crônica com cheiro forte, gases ou inchaço, dor de cabeça, perda de apetite, febre baixa, náusea, Inchaço ou distensão do abdome, vômitos. O tempo entre a infecção e o início dos sintomas é de 7 a 14 dias. A fase aguda dura de 2 a 4 semanas.
Tratamento?
É possível que algumas infecções desapareçam sozinhas. Em caso dos sintomas persistirem por mais de 2 semanas, deve-se buscar auxílio médico para a