bacharel
Resumo
Este artigo foi realizado como parte das atividades desenvolvidas da disciplina de Introdução as Relações Internacionais. E tem como objetivo apresentar o histórico da OMC, abordando os motivos as necessidades que o mundo sentia em ter uma organização para a regulamentação mundial do comércio, pois esta organização tem a finalidade de que o comercio internacional seja disputado entre os países igualmente.
Esta organização funciona a partir de rodadas e negociações continuas, possui vários órgãos internos. A OMC surge a partir da rodada do Uruguai, pois antes da OMC havia o GATT 2. Palavras-chave: OMC; necessidades; histórico; organização.
Introdução
O cenário global que vivemos não há de fato um órgão que governe o mundo, ou seja, um estado mundial. Todavia há órgãos que funcionam multilateralmente que tentam organizar e colocar certas regras, assim como há a OMC, que regulamenta o comércio entre países.
Esta Organização é recente, pois entrou em funcionamento em janeiro de 1994, substituindo o GATT, trazendo consigo diferenciais e vários acordos.
1. OMC: em conceito A Organização Mundial do comércio (OMC) é um órgão internacional que define as regras para o comércio multilateral entre os países. E dentro da mesma existem órgãos internos de diferentes capacidades e funcionalidades. A OMC substituiu o GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), porem não o exclui, pois o GATT transformou-se em GATS (Acordo Geral sobre serviços) e tornou-se um dos órgãos internos da OMC.
O GATT tem um aspecto jurídico e um político. O aspecto jurídico é o texto, as normas a serem seguidas pelos Estados em busca da redução tarifária e liberalização do comércio. O aspecto político era representado pelo Fórum de discussões entre os Estados, com os mesmos objetivos. (Rickson Rios, 2006)
A OMC surge no cenário basicamente com