Metodologia Questoes
NITERÓI, 18 DE MARÇO DE 2015
CURSO DE DIREITO
METODOLOGIA DE PESQUISA
PROF (A): KÁTIA PINHEIRO
GRUPO: BÁRBARA BORGES PINHEIRO,
VINICIUS MENDES M. PIMENTEL,
ANA PAULA MARINS C. XAVIER,
ROQUE FELIPE DE SOUZA B. FACUNDES,
CÁSSIO DIAS
QUESTÕES
1. Caracterize, segundo Marilena Chauí, o senso comum.
O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
O senso comum é baseado em conclusões não verificadas, suas características consistem nas certezas que temos pelo conhecimento superficial das coisas. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas. É o que se sabe pelas conclusões fundamentadas sem investigação, curiosidade, desconfiança, sem crítica plausível. Portanto, é um saber subjetivo e heterogêneo - que muda de pessoa pra pessoa, dependendo da condição de cada um.
O saber cotidiano também é qualitativo e valorativo, ou seja, julgamos, comparamos e hierarquizamos as coisas e os fatos. Se são boas ou ruins, frias ou quentes, doces ou salgadas, apreciáveis ou desprezíveis, e assim por diante. Reúnem em uma só opinião coisas e fatos julgados semelhantes – cria padrões, e em virtude disso tendem a estabelecer relações de causa e efeito entre as coisas e os fatos.
Além do mais, é um saber impositivo e crédulo, por isso costumam projetar sentimentos de angústia e de medo diante do desconhecido. Portanto, o saber cotidiano é regado de preconceito, pois julga pela aparência, e tem uma visão pré-concebida das coisas e dos fatos.
2. Quais as características comuns na classificação do senso comum e do conhecimento científico, destacados por Marilena Chauí?
De acordo com Marilena Chauí, ambos são generalizadores. Suas conclusões são generalizadas, ou seja, consideradas válidas não só para aquela