questões de metodologia
É ter idéia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação.
Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.
Para falar de conhecimento, é necessário falar sobre dados, é uma mistura de códigos e informação é o resultado do processo de manipulação desses dados, assim, o conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade.
Ex.: conhecimento das leis; conhecimento de um fato; conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento); informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência; consciência de si mesmo.
2) Como conhecer ?
O conhecimento humano tem dois elementos básicos: um sujeito e um objeto. O sujeito é o homem, o ser racional que quer conhecer (sujeito cognoscente). O objeto é a realidade (as coisas, os fatos, os fenômenos) com que convivemos. O homem só se torna sujeito do conhecimento quando está diante do objetivo a ser conhecido. A realidade só se torna objetivo do conhecimento perante um sujeito que queira conhecê-la. O próprio homem pode ser objetivo do conhecimento humano.
O fenômeno dá-se do seguinte modo: o sujeito capta as características e propriedades do objeto, formando dele uma imagem mental. Por meio da imagem, o sujeito apodera-se de propriedade que antes pertenciam apenas ao objeto. É a posse das propriedades e características do objetivo que nos permite o entendimento e a explicação da realidade. Por isso, quanto mais semelhantes forem a imagem e seu respectivo objeto, maior será a objetividade do conhecimento.
3) Por que conhecer ?
É pela relação que o homem tem com o mundo do seu constante questionar e indagar sobre esse mundo, que surge a consciência e o conhecimento da realidade. Se o homem não tivesse a capacidade de conhecer e de compreender, viveria submetido as leis da natureza, como os