metodologia plano de negócios
ELABORAÇÃO DE
PLANOS DE NEGÓCIOS
1 Cadernos FUNBIO 3
Apresentação
Existem no Brasil diversos mecanismos de financiamento a atividades de uso sustentável da biodiversidade, envolvendo linhas de crédito, subsidiado ou não, recursos a fundo perdido e, mais recentemente, fundos de investimento. Esses mecanismos financeiros têm esbarrado freqüentemente em obstáculos como falta de informações consistentes sobre a viabilidade econômica dos projetos, sobre as necessidades existentes e investimentos propostos, bem como sobre outros elementos críticos que auxiliem na seleção de projetos.
Por outro lado, a disponibilidade de recursos de fomento estimulou a criação de grande número de empreendimentos de uso sustentável de recursos naturais, levados a efeito por comunidades, associações de produtores, cooperativas e pequenas empresas. Uma análise de resultados permite identificar alguns problemas recorrentes nesses empreendimentos:
a) Baixa capacitação gerencial e administrativa;
b) Desconhecimento do mercado;
c) Canais e mecanismos de acesso ao mercado
2
d) Falhas de concepção de dimensionamento e desenho beneficiamento. projeto, incluindo das unidades de
e) Qualidade e volume de produção baixos e irregulares;
f) Necessidade de investimentos em infra-estrutura;
g) Falta de capital de giro;
h) Inexistência de planos de negócios, análises de risco e de potencial de retorno.
Esses problemas têm resultado em empreendimentos mal dimensionados, sem vínculos consistentes com os requisitos do mercado-alvo e com sérios problemas para alcançar sua sustentabilidade econômica, gerando ineficiência na utilização de recursos, frustração e sobrecarga às populações e entidades envolvidas na implementação dos projetos.
O FUNBIO tem como objetivo, através do apoio à elaboração de Planos de Negócios, auxiliar os gestores de empreendimentos associados ao uso sustentável da biodiversidade a:
i) identificar os