Metodologia IEA
Processamento de morango
A morango é uma fruta que tem uma certa sazonalidade, não estando disponível no mercado o ano todo. Para que as linhas de eprodução não parem mesmo em épocas que não há disponibilidade da fruta no mercado, deve-se estocá-los, e a melhor maneira de fazer isso é através do congelamento rápido individual.
No processo de congelamento rápido, as frutas são congeladas individualmente, antes de embaladas, por congelador contínuo com leito fluidizado ou túnel com nitrogênio (N) ou gás carbônico (C02) – Individually Quick Frozen (IQF) verdadeiro, ou IQF falso (túnel estático com ar forçado ou, ainda, câmara de congelamento) . Os morangos após o congelamento individual, são embalados em sacos de polietileno e armazenados em caixas de papelão, permanecendo íntegros e separados, mesmo depois de colocados na embalagem. Os morangos embalados por IQF verdadeiro mantêm uma maior integridade da fruta, pois são formados cristais de gelo menores, provocando menos anos às paredes celulares.
Sendo assim, os morangos frescos ao chegar na fábrica serão limpos e seguirão diretamente para o processo de congelamento rápido, Após esta etapa, serão guardados em câmaras frigoríficas até a hora de utilização numa temperatura entre -5ºC e -15ºC. Anntes de serem utilizados, os morangos devem ser aquecidos até uma temperatura de 4ºC para não causar um choque térmico muito grande, perdendo assim valores nutricionais.
Processamento da cerveja O processo de fabricação da cerveja passa por 5 etapas: malteação; preparo do mosto; fermentação; maturação; filtragem e envase. Com está representado no fluxograma abaixo.
1. Maltação da cerveja A cevada não pode ser utilizada diretamente para a produção de cerveja, já que lhe faltam aroma caracteristico do malte e enzimas, além disso os componentes de seu endosperma não são solúveis; portanto, se faz necessário transformar a cevada em malte.
Como os grãos recebidos da lavoura possuem impurezas como, pedras,