A CONSTRU O DO CONHECIMENTO GEOGR FICO
1.Abordagem do método cientifico aplicado a ciência geográfica.
Em seu processo evolutivo, a geografia sempre esteve ligada a bases filosóficas, que orientaram a organização teórico-metodológica na sua consolidação como ciência.
Toda ciência teve seu inicio em um pensamento filosófico.
A geografia sempre esteve presente nos escritos de vários historiadores, como obras que descrevem características de lugares e povos que abordam aspectos e fenômenos naturais, aspectos culturais de varias civilizações. Ainda, em seus escritos, os historiadores fazem relações da natureza com a sociedade, considerando os fenômenos da natureza, influencia nos hábitos e costumes de determinados povos.
O contato entre povos de diferentes regiões e culturas trouxe novos conhecimentos sobre o mundo, fazendo com que os homens registrassem os lugares desconhecidos e os transmitissem para seus descendentes. É nessa ação de descrever os lugares e as populações que se encontra o conteúdo geográfico.
Os elementos geográficos não eram os principais objetos de estudo, e, eles sempre apareciam misturados em estudos de cunho filosófico e histórico. Como nas obras do historiador grego Heródoto, que foi um dos primeiros a apresentar conteúdos geográficos em escritos históricos. Erastóstenes foi outro grego, considerado geografo, que através da matemática e da geometria deu á terra a forma circular e tamanho.
A Grécia devido á sua importância comercial e de localização, teve contato com muitas civilizações de diferentes lugares do mundo, contribuindo para a sistematização e a descrição de vários lugares, com características bem diferentes daquelas encontradas na Grécia. Foi neste contexto que o conteúdo geográfico apareceu.
A geografia ganha maior impulso na baixa idade media, quando o comercia na Europa expande-se pelas navegações e expedições dos europeus em descoberta de outros continentes, fazendo com que, sobretudo na Europa, desenvolva as relações