metodologia estudo IAT v2
CGPU
Núcleo de Indicadores
Urbanos
- NIU
Assessoria
de Informações
Urbanísticas
- AIU
18/08/20111
Metodologia sobre a série de Índices de Aproveitamento do Terreno (IAT)
O presente texto procura resumir o trabalho de pesquisa realizado ao longo da construção dos mapas. São no total seis mapas que em conjunto formam uma série histórica de índices de aproveitamento do terreno (IAT) máximo praticados desde 1976 até a presente data, para toda a cidade do Rio de Janeiro – à exceção dos mapas referentes a 2006, que não chegaram a entrar em vigor, mas que são importantes no processo que levou ao atual Plano Diretor.
O que é IAT? 2
O Índice de Aproveitamento do Terreno é um número que, multiplicado pela área do lote, indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos.
Os exemplos abaixo mostram duas possibilidades de edificação em um lote de 24 x 30m, com
IAT=2. A primeira, que utiliza TO=50%, permite apenas 4 pavimentos. A segunda distribui a área edificada em 8 pavimentos, com TO de 25%.
Variações do número de pavimentos e da TO, mantendo o mesmo IAT.
A Taxa de Ocupação (TO) é a relação percentual entre a projeção da edificação e a área do terreno. Além do IAT e da TO, outros condicionantes da legislação urbana podem restringir o volume a ser construído, como gabarito (n° máximo de pavimentos), altura máxima, afastamentos etc.
1
Data da última atualização.
2
Texto encontrado no link: http://urbanidades.arq.br/2007/12/taxa-de-ocupacao-e-coeficiente-de-aproveitamento/
1
Legislação
Os mapas foram construídos levando em consideração o histórico da legislação de zoneamento na cidade do Rio de Janeiro. Foram identificados quatro momentos distintos, cada um com legislação específica:
- 1976 O Decreto Municipal nº322/1976 foi o primeiro a instituir o zoneamento legal na cidade do Rio de Janeiro tal como ela é hoje, em vista da recente mudança