Estudo dirigido fisica
Pedro Henrique Lopes Ruela 14/0167005
1º QUESTÃO Uma bolinha rola sobre uma mesa e cai no chão, como mostra a figura. Mediuse a altura da mesa: H = 80,0 ± 0,1cm. O lançamento da bolinha foi repetido 10 vezes, e os pontos de impacto da bolinha com o chão são registrados num papel pardo com o auxilio de uma folha de papel carbono. Os valores medidos para o alcance da bolinha em cada um dos lançamentos estão registrados na tabela abaixo.
2º QUESTÃO Para determinar a aceleração da gravidade local fez-se um experimento em que o período de oscilação (T) de um pêndulo simples foi medido em função do seu comprimento (L). Os dados obtidos são mostrados na tabela abaixo.
3º QUESTÃO Observamos diariamente que objetos quentes esfriam até a temperatura do meio ambiente. Se a diferença de temperatura ∆T entre um objeto e sua vizinhança (∆T=Tobj–Tviz) não for muito grande, a taxa de resfriamento do objeto será proporcional, aproximadamente, à diferença de temperatura, isto é, d ∆T = - A (∆T) dt onde A é uma constante. O sinal negativo aparece porque ∆T decrescerá com o tempo se ∆T for positivo. Isto é conhecido como Lei de Newton do Resfriamento. Se, no instante t=0, a diferença de temperatura é ∆T0, integrando a equação acima podemos mostrar que ∆T = ∆T0 exp (- A t) Num tempo posterior. Aplique a lei de Newton do resfriamento como hipótese para analisar o seguinte experimento: Um termômetro de vidro com mercúrio é colocado em água fervente por alguns minutos e depois retirado. A temperatura é observada várias vezes após o termômetro ter sido removido e está indicada na tabela.