Metodologia em ensino de Ciências
Toda metodologia existe uma aplicação, na qual é desenvolvida pela pratica constante ou gradual, chega a hora que todo processo e teoria devem ser posta em prática. O mesmo vale para os professores, para o ensino, lecionar não é totalmente teoria, é pratica igualmente.
Objetivos
Aplicar os conceitos estudados nas MEEC anteriores e analisar o rendimento das turmas trabalhadas neste mesmo período, aplicar a grade feita pelo aluno na etapa anterior, trabalhar com uma metodologia e analisar sua efetividade.
Metodologia
Nesta MEEC se deu o início da regência, foi estabelecido com a professora no estagio passado como seria aplicada a regência. Combinado da seguinte forma: 1 experimentação ao termino de um conteúdo, 1 ao inicio do um novo conteúdo e outro ao termino.
Nos dias necessários para as experimentações foi concedida regência total pela professora para a aplicação da aula o 1 experimento foi o da tinta que desaparece, vulgarmente conhecido, Sangue do Diabo, consistente em álcool, fenolftaleína e água com alguma solução básica (NaOH no caso) este experimento foi aplicado para os 8o anos que acabaram o conteúdo de fases da matéria. Foi explicado o como cada elemento tem sua particularidade quando tratamos de suas fases.
O segundo experimento foi o da água camaleão, onde serviu de inicio para o conteúdo de reações químicas na qual se tratava da reação de oxidação do íon manganês a dióxido de manganês utilizando-se de permanganato de potássio, sacarose e Hidróxido de Sódio (soda caustica).
A terceira e ultima experimentação aplicada sobre reações foi a do liquido que explode e água que pega fogo, onde foi utilizado um ambiente aberto para segurança dos alunos, para esse experimento foi utilizado H2SO4, Amônia, Permanganato de Potássio e Água, onde mostrava como algumas reações poderiam ocorrer, mas não significava que eram estáveis ou mesmo seguras.
O conteúdo de reações foi ministrado em co-regência, onde a minha função principal era