METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO:
Este artigo apresenta e discute a estruturação de um programa de qualificação para pequenas e médias empresas em gestão de qualidade, segurança e saúde ocupacional. O programa de qualificação proposto inclui a estruturação de um modelo de sistema de gestão integrado bem como a estruturação dos processos de implementação e auditoria deste sistema. O método de pesquisa-ação foi adotado para a condução da aplicação piloto desta proposta que foi realizada no aglomerado metal-mecânico de Sertãozinho, São Paulo. Os resultados preliminares da aplicação piloto apontam para possibilidade de operacionalização da proposta que pode contribuir em dois aspectos importantes: maior competitividade para as empresas do aglomerado e melhoria na competência da governança local em coordenar ações conjuntas. Ressalta-se ainda a existência de desafios para a continuidade do programa de qualificação, sendo a sua manutenção pela agência de coordenação local um dos mais críticos.
Palavras-chave: Aglomerados industriais. Pequenas e médias empresas. ISO 9001. Segurança e saúde ocupacional. OHSAS 18001. Gestão da qualidade.
7 Considerações finais
Com a aplicação piloto do programa de qualificação e sua posterior continuidade, observa-se que as empresas do aglomerado estão começando a entender a importância e os potenciais benefícios em participar dessa ação conjunta junto à agência de coordenação local. Existem relatos das empresas, que foram reconhecidas com o selo, de que contratos de fornecimento foram fechados após essas empresas demonstrarem aos seus potenciais clientes sua iniciativa em implementar um sistema de gestão integrado. Outro ganho efetivo do programa de qualificação foi a adequação das empresas à legislação de segurança e saúde ocupacional e a melhoria no controle e redução de acidentes ocupacionais.
A principal dificuldade encontrada durante a realização da aplicação piloto foi o cumprimento dos prazos de implementação pelas empresas participantes. Isso ocorreu