Metodologia do trabalho cientifico
O conhecimento científico constitui-se de um conjunto de pesquisas realizadas através de métodos, adquiridos de geração em geração. Através de ordem prática e de novas leis, nos séculos XVI e XVII, os estudos anteriores feitos por: Copérnico, Bacon, Galileu, Aristóteles dentre outros, se baseavam nos estudos do universo, da natura e do homem. Já no século XVIII, estes estudos ganharam como forte aliados as técnicas da química e da biologia, relacionada ao átomo, à luz, à eletricidade, ao magnetismo e à energia, formando um conhecimento mais objetivo da estrutura e das funções dos organismos vivos. No século XX, a ciência juntou o mundo físico e humano, atingindo um grau de precisão surpreendente em vários setores da realidade, sendo que no século XXI houve a adequação de alguns estudos, a preocupação com as questões ambientais, o esgotamento dos recursos naturais e a manutenção da vida no planeta Terra.
O Conhecimento e seus níveis.
A realidade e tão complexa que o homem, para apropria-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento O conhecimento faz do ser humano um individuo diferente dos demais, na medida em que ele possibilita fugir da submissão da natureza. O homem não atua diretamente sobre as coisas, sempre há um alguém que serve de ligação, um auxílio entre ele e suas ações. Para entendermos melhor, existem quatro níveis de conhecimento fundamentais: conhecimento empírico, conhecimento científico, conhecimento filosófico e conhecimento teológico.
O Conhecimento Empírico
Popular ou vulgar é o modo comum, corrente espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações são assimiladas por tradição, experiência causais, ingênuas, isto é adquiridos pela própria pessoa na sua relação com o meio ambiente ou com outro meio social, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e nas previsões do que há de suceder. Obtido por meio de interação, o conhecimento