Metodologia do Planejamento Estrategico - Havaianas
ATIVIDADE 1
Nome: Havaianas
Ramo de Atividade: Calçados, sandálias, bolsas e malas.
Principais fatos relevantes desde sua fundação:
O que era uma commodity utilizada pelos mais pobres se tornou objeto do desejo de todas as classes sociais no mundo inteiro, graças a um exemplar programa de gerenciamento de marca.
Suas vendas anuais despencaram de 88 milhões de pares em 1988 para 65 milhões, mediante uma concorrência cada vez mais feroz. E sua rentabilidade no período, tomou trajetória descendente. Foi o auge da associação da imagem das sandálias com as camadas mais pobres da população.
Nesse momento, a São Paulo Alpargatas tomou a decisão que mudaria a história das Havaianas, as sandálias deixaram de ser tratadas pela empresa como meras commodities –quando todo o foco estava na redução dos custos de produção– e começaram a receber investimentos que lhes confeririam um valor agregado cada vez maior.
1962 – As sandálias Havaianas foram lançadas em 14 de junho de 1962. Ela foi pioneira na introdução do conceito “chinelos de dedo” no Brasil.
1964 – A marca teve a patente de seu modelo industrial registrada sob o título: “Novo modelo de palmilha com forquilha”. As Havaianas permaneceram por cerca de 30 anos no estágio de Maturidade no Ciclo de vida do produto, sendo considerado um produto commodity, de baixo preço e púbico alvo população economicamente menos favorecida.
1970 – A Criação dos Grandes Slogans, como por exemplo: “Havaianas. As legitimas.”.
1980 – As Havaianas eram tão fundamentais na vida dos Brasileiros, que foram considerados como um dos itens da cesta básica, assim como o feijão e o arroz.
1994 – “Havaianas. Todo mundo usa”. Redefinição da estratégia, a marca passou a ser gerenciada de modo "agressivo" e, assim, teve seu ciclo de vida prolongado indefinidamente. Enquanto sua primeira "onda" das Havaianas – a de commodities – durou 32 anos, outras três ondas – distintas, mas