Metodologia do fluxo de caixa descontado
FLUXO DE CAIXA DESCONTADO
O Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é considerado uma das principais metodologias utilizadas para avaliação de empresas, por ser uma ferramenta mais dinâmica, pois aborda os dados como balanço patrimonial e DRE, por tanto é possível estimar o valor de uma empresa tanto para a realização de F&A, Cisões,
Joint-Ventures, compra e venda de participações, abertura e fechamento de capital, analise de investimentos e a determinação do preço justo de uma ação.
Essa é uma excelente ferramenta para se estimar o valor presente de uma empresa, porém dificilmente se encontra um resultado que se chegue a um consenso entre o mercado, isso devido a cada analista ter diferentes perspectivas de crescimento e percepção ao risco do negócio, entre outras variáveis, que podem gerar resultados diferentes. Portanto podemos verificar diferentes avaliações feitas por diversos analistas que chegaram a conclusões completamente diferentes. Logo aqueles que melhor conhecem a empresa e seu segmento, tendem a ter melhores resultados. De acordo com DAMODARAN (2012, p.9) por vários motivos, as melhores estimativas do futuro não baterão com os números reais, é possível que a empresa apresente desempenho muito melhor ou muito pior que o esperado, gerando em consequência resultados diferentes do previsto.
Avaliações de empresas utilizando o método de Fluxo de Caixa Descontado levam em consideração todos os ativos, e seu potencial de crescimento, buscando todos os fluxos futuros que a empresa irá gerar ao longo dos próximos anos. Os valores desses ativos são trazidos a valor presente utilizando uma taxa que represente os riscos deste negócio, comumente conhecida como taxa de desconto.
Segundo DAMODARAN (2012, p. 34) existem diferentes formas de FCD, o método em geral chamado de avaliação de empreendimento ou da empresa, e também outra abordagem que avalia apenas o patrimônio líquido, ou capital próprio.