Metodologia do estudo
O Conhecimento científico é claro, preciso e real, seus problemas são distintos e seus resultados são claros. Lida com ocorrências, com fatos, “lida com toda forma de existência que se manifesta de algum modo”. O conhecimento científico respeita os fatos até certo ponto e sempre retornam a eles. É o conhecimento racional, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o conhecimento científico é racional, é objetivo, atém-se aos fatos, é analítico, requer exatidão e clareza, é comunicável, é verificável, é explicativo, é aberto e útil.
Já o Método científico é um conjunto de regras para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento. É uma forma de investigação da natureza, leva em conta a lógica e a observação sistemática dos fenômenos estudados. Porém essas observações, essas teorias devem ser consistente com os fatos.
Diversos fatores foram responsáveis pela evolução humana, desde a sua necessidade ao surgimento das tecnologias de ponta. Sendo assim, o homem primitivo foi levado a observar o que lhe estava próximo através de fenômenos da natureza e posteriormente da física.
Os químicos chamam o nosso século de “o século dos plásticos”, os físicos de “o século do átomo”, os filósofos de “o século do conhecimento”, enquanto os cientistas modernos como um todo provocaram um grande avanço nos métodos das pessoas, tais como novos conhecimentos nas áreas do saber.
A história da Ciência não se faz em linha reta, muitas vezes pauta-se por um ziguezaguear, por uma busca sistemática por novas investigações contínuas e incessantes levando o pesquisador a formular hipóteses, cujas características são a de serem plausíveis consistentes e verificáveis e para construir uma pesquisa é necessário estarmos associados a diversas formas de saber, dentre estas a mais significativa é o conhecimento científico.