metodologia de estudo
Por que devemos nos preocupar (mesmo que secundariamente) com as normas de editoração quando precisamos tornar público os resultados da pesquisa que realizamos?
Resposta:
As normas de editoração têm grande importância para o entendimento do assunto explorado, já que a aplicação dela em todos os aspectos, revelará transparência, credibilidade, de forma que esteja ao alcance de entendimento para todos, promovido pela aplicação das regras de elaboração de um projeto de pesquisa. Além disso, a aplicação das normas denota a originalidade do assunto questionado.
A utilização de normas de editoração visa, através de sua padronização, a identificação, a guarda, a distribuição, o registro e outras funções próprias da atividade documental, propiciando, inclusive, a racionalização do custo das publicações oficiais, assim como o manuseio e o tratamento técnico em bibliotecas e centros de documentação, como também oferece condições para que seja dada uniformidade às publicações, reconhecidas internacionalmente. Facilita também a compreensão da mensagem ou informação em qualquer lugar onde se apresente, a partir do uso de linguagem editorial comum.
Nesse sentido, tomando como exemplo um projeto de pesquisa na área de comunicação é importante o cuidado com a forma de comunicação, ou a linguagem utilizada na transmissão da mensagem.
A qualidade da mensagem no processo de comunicação, ou seja, na transmissão de mensagens entre seres humanos, há dois sérios problemas a evitar:
• A perda de informação
• A distorção da informação
A elaboração deve levar em conta o chamado espaço epistêmico,ou seja, aqueles conhecimentos simbólicos de vocabulário e outros símbolos, inclusive os códigos não-verbais, ainda que convencionais, como figuras ( por exemplo energia elétrica ).
Quando as pessoas utilizam o mesmo código lingüístico fazem uso de um universo de palavras que são conhecidas por todos, porém existe o vocabulário erudito,