Metodologia de redes
2.1.1 Determinações do escopo do projeto da rede
O projeto irá possuir uma estrutura de rede que irá suprir as necessidades da instituição, e oferecer novos serviços e melhoria na comunicação da instituição. Os principais tópicos trabalhados no projeto serão Implementação de VLANs nos laboratórios de informática para a comunicação entre eles. Implementação de cabeamento de rede usando uma estrutura de Cabeamento estruturado.
Minimizar custos e garantir segurança na comunicação entre os Laboratórios com Implementação de LANs entre as coordenações e a comunicação de dados, para possível escalonamento da rede e facilidade do uso da rede.
2.1.2 Segmento da rede
A rede da FIR será dividida em 3 tipos, ou seja uma rede para a área Administrativa outra para os Laboratórios e por fim uma rede Wireless para os alunos e ou professores que desejam acessar internet em locais desconcentrados em todo o campos. Dessa forma garantimos à segurança de acessos indevidos a rede da Administração e aos Laboratórios. Quanto aos laboratórios serão 8, cada um com 21 computadores sendo 1 para o professor, Totalizando 168 computadores. Quanto a Administração serão 13 computadores 1 para cada coordenação dos cursos e 1 para a coordenação Geral, 10 para a secretária destinado ao atendimento aos alunos, 5 para a Biblioteca para atendimento aos alunos, 3 para o Financeiro, 2 para o RH, 1 para a Administração Geral, 11 estações incluindo servidores para o setor de TI, 1 para o Administrativo, 1 para a Direção e 1 para a Direção Acadêmica. Totalizando 49 Computadores.
Quanto à rede wireless será posta uma regra de controle de banda para este tipo de acesso para garantir a rede FIR que não ocorrerá lentidão quando nessa rede desconcentrada dos laboratórios tiver com varias conexões simultâneas. Só será admitido o ingresso na rede FIR alunos, professores ou funcionários.
2.1.3 LAN
Na parte lógica da Rede iremos configurar os endereçamentos com