Metodologia de pesquisa
Objetivo: Tem como principal objetivo analisar se ainda há uma grande distância entre o discurso e a prática na área de recursos humanos. Metodologia: Divisão em quatro partes, revisão de autores, a segunda com entrevistas, com 14 entrevistados, após isso uma discussão com especialistas da área.
2. “[...] da visão que a organização tem do tipo de contrato que quer estabelecer com seus empregados” Explique o que significa esse trecho no artigo.
Significa quais serão as condições dadas ao empregado por parte da empresa, o que um funcionário pode esperar daquele trabalho, se poderá ser recompensado por um bom desempenho, qual será sua participação na vida da empresa. 3. Por que a ARH como estratégia chegou atrasada no Brasil?
Por causa principalmente da visão macroeconômicas vigentes, que não tinham uma necessidade de mudanças.
4. Apontem de maneira sintética as diferenças do RH estratégico e do RH como vantagem competitiva.
5. “A revisão da literatura sobre a administração de recursos humanos (ARH) nas últimas décadas deixa claro um descompasso entre a percepção de problemas e identificação de tendências pelos diversos autores e a prática desta administração, principalmente em relação às empresas brasileiras”.
Explique o significado desse trecho no texto.
6. Quando surgiu o Planejamento Estratégico de RH? Descreva as duas abordagens iniciais.
7. Descreva as práticas de recursos humanos dos anos 90. Recrutamento: ênfase no recrutamento interno como melhor forma de adequação aos objetivos estratégicos.
. Análise de funções: cada vez mais deveria ser utilizada, sob a forma de descrição, especificação e avaliação de funções, com a finalidade de fornecer informações para todo o espectro das atividades de RH, e não mais como controle ou imposição de tarefas predeterminadas.
. Treinamento e desenvolvimento: Os