Metodologia de pesquisa: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo
A leitura constitui um fator importante na obtenção de informações e conhecimento. Antes de produzir um trabalho acadêmico é necessária a busca de fontes que possa ajudar-nos a sistematizar o texto para melhor entendimento do conteúdo do trabalho.
Este curto trabalho tem como objetivo a compreensão de duas técnicas de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo.
2 TÉCNICAS DE PESQUISA
2.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Para Gil (2006) a pesquisa bibliográfica é um método que se utiliza de material já existente.
As fontes da pesquisa bibliográfica são livros, artigos, teses, dissertações e monografias. Em quase todos os estudos são exigidas pesquisas bibliográficas.
Gil (2006) As pesquisas bibliográficas são de grande utilidade para os pesquisadores por oferecer informações que seriam difíceis de se coletar em campo, entretanto, as mesmas podem comprometer a qualidade da pesquisa quando apresentam dados coletados ou processados de forma equivocada.
2.1 PESQUISA DE CAMPO
Segundo Gil (2006), a pesquisa de campo é um método que se originou na Antropologia e hoje e utilizado também em outras áreas como na sociologia, na educação, na saúde publica e na administração.
Essa pesquisa é utilizada a técnica de observação direta nas atividades do grupo ou comunidade, também, se utiliza a técnica de entrevista para captar maior número de informações, explicações, interpretações do grupo pesquisado.
O estudo de campo tem algumas vantagens, o pesquisador fica próximo do grupo estudado e assim fica fácil observar os fenômenos e o resultado no final é mais exato.
E as desvantagens são: a pesquisa pode levar um longo tempo e um risco de subjetivismo nos resultados da pesquisa. REFERÊNCIAS
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa.4.ed.São