Biologia
Hoje iremos estudar o Reino Plantae, também conhecido como Metaphyta. Esse reino abrange todas as plantas terrestres, divididas em quatro grupos: as briófitas, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas.
Características:
- São eucariontes;
- São pluricelulares;
- São autotróficas fotossintetizantes;
- Possuem parede celular rígida, com celulose, e cloroplastos com clorofila.
Classificação:
As briófitas são pequenas e não necessitam de vasos que transportem água, sais minerais e substâncias orgânicas para as células, por isso são denominadas avasculares. As briófitas também não possuem sementes, flor ou frutos, pois sua reprodução é feita através de esporos. Os musgos são bons exemplos de briófitas.
As pteridófitas são as primeiras plantas vasculares sem flor nem sementes. Os vasos que transportam água e sais minerais da raiz da planta para as folhas são chamados de vasos lenhosos, seu conjunto é denominado xilema. Os vasos que transportam substâncias orgânicas das folhas para toda a planta são chamados de vasos liberianos, e seu conjunto é chamado de floema. Os representantes do grupo das pteridófitas são as samambaias e as avencas. Dessas plantas surgiram as espermatófitas (esperma-semente), primeiros vegetais com sementes.
As espermatófitas se dividem em:
Gimnospermas: plantas que não possuem frutos e são representados pelos pinheiros.
Angiospermas: plantas que tem flores e frutos e são representados pela maioria das plantas.
As plantas também classificam-se em:
- Criptógamas: são plantas com a estrutura reprodutora pouco visível (briófitas e pteridófitas).
- Fanerógamas: são plantas com a estrutura reprodutora bem visível (gimnospermas e angiospermas).
................................................
Pesquisa acadêmica sobre o Reino Animal (zoologia) voltada à disciplina de Biologia como complemento à nota final e como parte de um trabalho complementado com seminário, no curso bacharel