Arquitetura
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO: INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDRO-SANITÁRIAS
Thaís Andrade Vieira
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Manaus – 2012
Thaís Andrade Vieira
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Este trabalho de pesquisa destina-se a obtenção da nota do 2º bimestre da disciplina de Tecnologia da Construção: Instalações Prediais Hidro-sanitárias ministrado pelo professor Júlio Cesar Moraes Magalhães do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.
Manaus – 2012
RESUMO
O Reaproveitamento da água chuva é pouco difundido entre profissionais da construção civil e pela população em geral, os sistemas de coleta de água da chuva vêm se tornando uma realidade e uma exigência para as construções. Além de possibilitar o uso de recursos naturais evitando a escassez de água, o sistema de coleta de água da chuva também ajuda a minimizar o problema de enchentes na cidade já que a água da chuva será reservada e reutilizada.
Sustentabilidade é um assunto muito em voga atualmente. E faz todo o sentido. Com o aumento da população e do consumo mundial, é hora de começarmos a pensar no planeta, e nos recursos limitados que ele tem para oferecer.
Falando em língua de engenheiro, há alguns anos os projetos mais desejados deixaram de ser os “bonitos e baratos” para atenderem a 3 quesitos principais: * tecnicamente seguros; * economicamente viáveis; * ambientalmente conscientes.
Daí surgiram os Edifícios Verdes: obras ligadas à sustentabilidade e à inovação tecnológica nas construções urbanas. Essas estruturas atendem à vários critérios de racionalização de material, redução de gasto energético, reaproveitamento de água e reciclagem de resíduos. São construções eficientes, além de inovadoras.
E o preço desse tipo de projeto? Pensar ecologicamente não encarece a obra? Sim, é claro que o investimento é um pouco maior do que o necessário para um edifício tradicional (cerca de 20%).