Metodologia de marx : exposição e investigação
Este trabalho possui a finalidade de esclarecer os metados que Marx utiliza para compreender a relidade de forma objetiva e verdadeira, que é o metado de investigação e da esposição onde se parte do abstrato para se chegar ao concreto.
Neste trabalho será encontrado a visão de abstrado, concreto, valor, utilidade, mercadorias, enfim todos os elementos nescessários para se comprender o sistema capitalista de forma mais real possivel.
Marx parte do estudo da mercadoria para compreender a realidade, por acha-lá um elemento mais vacil de se poder entender o capitalismo. Para isto ele a isola da forma mais isolada possivel dos outros elementos, apesar de saber que ela não existe fora do real. No proprio livro o capital o autor começa falando da mercadoria.
Marx tenta compreender a realidade como de fato ela é, se apropriando dela através do pensamento objetivo. Ele busca a realidade objetiva, conhecer, aprender as formas nas quais a realidade se apresenta através da investigação.
Muitas vezes nossos pensamentos não mostram de fato como é a sociedade desde modo o pensamento empírico não é de todo suficiente para se compreender a realidade. È preciso haver investigação para se sair do abstrato e se chegar ao concreto.
Chamamos de abstrato o conceito que criamos para cada coisa. Para Marx o abstrato é mais fácil para se estudar e analisar a sociedade, pois quando se estuda a realidade por partes se chega mais fácil ao resultado e o endente melhor, mesmo sabendo que ela não é descarada do todo. Para Marx a população é uma abstração e para compreendê-la ele reconhecia a necessidade de estudar o empírico, o imediato, o real. Mas via nesse contado uma condição necessária, nunca suficiente, para que o pensamento viesse a reproduzir a realidade.
O real nunca se apresenta para o observador empiricamente (de modo imediato). No caso da população, por exemplo, o todo é desarticulado, desestruturado, pois não se apresenta no momento inicial suas conexões