metodologia de Literatura
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), é desenvolvido desde 1997.O programa tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência.
As escolas públicas cadastradas no Censo Escolar são atendidas pelo PNBE.
O investimento contínuo na avaliação e distribuição de obras de literatura tem por objetivo fornecer aos estudantes e seus professores material de leitura variado para promover tanto a leitura literária, como fonte de fruição e reelaboração da realidade, quanto a leitura como instrumento de ampliação de conhecimentos, em especial o aprimoramento das práticas educativas entre os professores. Porém, somente a aquisição de livros, por si só, não é garantia de sua utilização e não garante a formação do leitor que seja capaz de inferir e interpretar os textos literários.
É necessário que façamos investimentos nas práticas de leitura e que seja promovida, efetivamente, a leitura como marca de cidadania e assim, possibilitar ao cidadão, o acesso a uma parte da herança cultural da humanidade.
Professor e a metodologia de ensino
A escola, acredita-se que ainda seja, a instituição que tem como obrigação a formação de leitores. E, nessa tarefa, é imprescindível o papel do professor. É fundamental que ele tenha uma sólida formação teórica, um repertório de leituras amplo e diversificado para que, desse modo, dê conta do ensino de Literatura, mas como afirma Coracini, (1995, p. 19)
“raramente se observa, na prática da sala de aula, a concepção de leitura enquanto processo interativo (leitor-texto, leitor-autor) a partir da recuperação explícita do que se acredita serem as marcas deixadas pelo autor, únicas responsáveis pelos sentidos possíveis.”
O professor deve promover a reflexão e deve ensinar o aluno a pensar.
Segundo Bordini e Aguiar (1988), a tarefa de uma