Relato de experiencias Revis o de Literatura e Metodologia
Maio — 2015
REVISÃO DE LITERATURA
A população brasileira possui pouco conhecimento acerca do potencial que a prevenção primária tem no controle e na redução das doenças bucais. Portanto, é importante que as pessoas sejam esclarecidas sobre as causas e consequências das doenças, para que possam delas se prevenir. (Costa ICC, Albuquerque AJ., 1997)
A cárie dentária é uma doença crónica, infeciosa e transmissível muito prevalente em crianças. A cárie precoce da infância pode ser definida como sendo a presença de pelo menos um dente cariado, a ausência de um dente devido à cárie ou a existência de uma obturação num dente decíduo (Vanessa R. Carneiro, 2014)
Trata-se de uma patologia que quando não tratada pode dar origem a dor e infeção, podendo nos casos mais graves levar à perda precoce dos dentes (Colak H, Dulgergil CT, Dalli M, Hamidi MM, 2014)
Entendemos que as orientações, mediante a educação em saúde, fazem parte do trabalho do enfermeiro, independente da área ou especialidade em que atua, sendo um importante e necessário instrumento ao cuidado. Educação em saúde nada mais é que o exercício de construção de cidadania (Colak H, Dulgergil CT, Dalli M, Hamidi MM, 1990)
Os programas de educação em saúde bucal têm concentrado seus esforços no sentido de modificar o comportamento da criança na fase pré-escolar, quepotencialmente
estaria pronta e acessível para receber novos conhecimentos. No entanto, uma análise mais profunda dessa situação nos leva a afirmar que o estabelecimento da prática de hábitos que geram saúde depende fundamentalmente de um adequado ambiente familiar. (Bijella MFTB, BijellaVT.1990)
As atividades realizadas com a criança que envolve atos, palavras ou contextos trarão a sua personalidade impressões significativas. Depreende-se disso que, para atingir resultados favoráveis à promoção de saúde bucal desde a