Metodologia de Gerenciamento de Custos
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma breve história da empresa Scopus Tecnologia, atuante no segmento de prestação de serviços, e detalhar a estrutura do Projeto Embratel através de planilhas que mostram a estrutura geral do projeto e também detalhamento aproximado de custos, onde será possível visualizar número de colaboradores, equipamentos, produção e custos.
2 - METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE CUSTO
O PMI - Project Management Institute - é uma associação de profissionais da área de gerenciamento de projetos sediada nos USA que tem por objetivos promover e ampliar o conhecimento sobre gerenciamento de projetos, bem como melhorar a performance dos profissionais e organizações atuantes nesta área.
Seu padrão de gerenciamento de projetos contido no PMBOK® Guide define cinco grupos de processos que compõem o Ciclo de Vida do Gerenciamento do Projeto: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento. Embora sejam elementos bem definidos, os mesmos não ocorrem rigorosamente nesta sequência, podendo se sobrepor e interagir entre si no transcurso do projeto. Estabelece, ainda, nove Áreas de Conhecimento ou da Gerência de Projetos, tendo cada uma delas um conjunto de processos, perfazendo um total de 39 processos. Sobressaem-se quatro áreas essenciais – Tempo, Escopo, Qualidade e Custo. Havendo mudanças em uma ou mais delas, certamente as demais também mudarão.
Na Área de Custos do Projeto, há três processos básicos de Planejamento e um básico de Controle que compõem os quatro processos desta Área.
O processo de Controle de Custos tem por objetivos fundamentais.
• Monitorar o desempenho do custo para detectar suas variações;
• Assegurar que todas as mudanças aprovadas estão registradas no baseline de custo;
• Impedir que mudanças não aprovadas ou incorretas sejam incluídas no baseline do custo;
• Informar as mudanças autorizadas a todas as partes envolvidas;
• Preservar a saúde